domingo, 15 de fevereiro de 2009

Conceito de Responsabilidade

Como estou com pouca paciência para pensar, segue abaixo um copy - paste de um site qualquer próximo de si....

"O termo responsabilidade designa a obrigação de um subordinado (leia-se amigo ou colega de equipa) cumprir um dever que lhe foi designado e de responder, perante o seu superior (leia-se amigo ou colega de equipa), pelas suas próprias acções; resulta da relação de hierarquia existente entre superior (leia-se amigo ou colega de equipa) e subordinado (leia-se amigo ou colega de equipa), nomeadamente do facto do primeiro ter a autoridade formal de exigir serviços específicos ao outro(não é tão linear, mas é mais ou menos isso). Desta forma, ao contrário da autoridade, a responsabilidade estabelece-se no sentido subordinado-superior (leia-se amigo ou colega de equipa).

Duas características importantes da responsabilidade são a de que não pode ser delegada para os níveis inferiores da hierarquia e a de que nenhum subordinado (leia-se amigo ou colega de equipa) reduz a sua responsabilidade ao delegar a outro a autoridade de realizar uma tarefa (OK! não está muito perceptivel, mas acho que dá para entender minimamente....).

Um conceito relacionado é o de responsabilidade social, o qual diz respeito não à obrigação de um subordinado (leia-se amigo ou colega de equipa) perante um superior(leia-se amigo ou colega de equipa), mas sim à obrigação de um indíviduo ou de uma organização perante a sociedade em geral (leia-se amigo ou colega de equipa)."

Até má Log !!!!

2 comentários:

bibicas disse...

afinal refereste ao amigo ou colega de equipa?

Pedro Cai-Água Madeira disse...

aos 2